Rádio A    ///    Centro Cultural Fernão Mendes Pinto    ///    Rádio A   ///   Centro Cultural Fernão Mendes Pinto    ///    Rádio A    ///   Centro Cultural Fernão Mendes Pinto    ///    Rádio A    ///    Centro Cultural Fernão Mendes Pinto    ///   
album-art

Almada na Rota do Oriente

Partilhar

Programa Intercultural

Assessoria científica: Professor Doutor Carlos Piteira
Investigador Integrado no Instituto do Oriente / Universidade de Lisboa Presidente da Comissão Asiática da Sociedade Geografia de Lisboa

Macau, a pérola da Ásia: ponto de Encontro entre Culturas

Fernão Mendes Pinto com o seu percurso de vida e a sua escrita fazem parte do ideário da Almada Mundo Associação, consubstanciado no Centro Cultural que lhe inspirou o nome, exaltando a universalidade da Peregrinação, obra de referência humanista, histórica e literária. Neste contexto, procura-se recuperar esse legado e transportá-lo para homenagear a fórmula da interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente. Macau tornou-se no símbolo das relações entre o Ocidente e o Oriente, ou, em rigor, entre Portugal e a China.
Macau, hoje denominada como RAEM (Região Administrativa Especial de Macau), foi um ponto de encontro entre culturas no seu sentido mais lato, acolhendo fluxos migratórios, ora oriundos de toda a Ásia, ora vindos dos vários pontos da geografia mundial, tornando-se num exemplo de espaço de tolerância intercultural vivificado por quem nela habitou.

Almada Mundo Associação, em parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, responsáveis pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, integram, nos seus desígnios, a necessidade de realçar espaços que nos liguem ao Mundo Global. Macau será por certo um desses espaços que merece ser mencionado e recordado, razão pela qual se abraça este projeto que não se esgota nas atividades descritas mas que se amplia noutras dimensões: por parcerias já encetadas ao nível das Escolas, Rede de Bibliotecas Escolares, Formação contínua de professores, Autarquias e entidades culturais de referência como Museus, Fundações e Associações.

Espetáculos

“Cantar Macau”: Duo «A Outra Banda» (Carlos Piteira e Jaime Mota)
Agrupamento musical que explora sonoridades revivalistas com o sentido de preservar algumas das músicas do passado (portuguesas e estrangeiras) em versões adaptadas ao som das teclas (órgão) e das cordas (viola) buscando as harmonias vocais em dueto. Em «Cantar Macau» O Duo explora e procura reagrupar canções sobre as vivências e memórias de Macau perpetuadas nas palavras dos Poetas que aí viveram. Neste espetáculo podemos ouvir um repertório de canções (na maioria dos casos com temas originais) inspiradas nos poetas de Macau, incluindo temas em “patuá” (crioulo maquista), uma das marcas identitárias da comunidade macaense local, chegando a ser uma linha melódica da sua performance musical.

“Tributo aos Poetas de Macau”: Duo «A Outra Banda» (Carlos Piteira e Jaime Mota)
(A partir do poema de Jorge Arrimar, “doze (re)cantos do poema”, em que são invocados 12 poetas de Macau, desenvolve-se uma performance que inclui música, declamação, expressão dramática, artes visuais. Conta-se com a colaboração de Jorge Arrimar, Isabel Braga, Joaquim Pereira / alunos do Curso de Patuá do CCCM e outros elementos a convidar).

“Encontro de instrumentos…” – Momento musical com instrumento ocidental (contrabaixo), por Miguel Leiria e instrumento chinês (guzheng), por Su Xin.

Exposições

Exposição de Fotografia
“Macau em Contrastes (2010-2018)”
de Marisa C. Gaspar, Antropóloga, investigadora no CSG/SOCIUS-ISEG Universidade de LisboaInstrumentos da Música Chinesa, com apresentação de Énio de Souza

Exposição de pintura
Anabela Canas – “Da viagem que achasse, antes que chegasse a ela”

Exposição de pintura
de Mariot “丝竹 Sizhu seda e bambu – instrumentos chineses”

Conferências / Apresentações

“A viagem dos Sons” – apontamento por José Moças / Tradisom

“A Literatura de Macau”; Orador: Jorge Arrimar
(Inclui outros convidados: Carolina de Jesus (poeta de Macau) e declamadores: alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e de outras escolas e da disciplina de Poesia da Universidade Sénior de Almada – a confirmar)

“Macau na rota de Fernão Mendes Pinto”
Oradora: Ana Paula Laborinho Orador: Rui Loureiro Moderador: Alexandre Flores

“Macau: o movimento cultural dos anos 80/90” e “Apresentação dos Instrumentos Musicais Chineses”; Orador: Énio de Souza

“A Cartografia de Magalhães. The Cartography of Magellan” – apresentação /palestra sobre o livro, pelos autores Joaquim Alves Gaspar e Sima Krtalic (publicação da Tradisom)

“Projetos da identidade macaense na Diáspora – A Fundação Casa de Macau” – apresentação: Mário Matos dos Santos

“Identidade Macaense: Um modelo analítico com um final gastronômico”; Oradores: Carlos Piteira e Mª João Santos Ferreira

Cinema

Documentários sobre Macau, com a presença do Realizador Carlos Fraga

Os Portuguese em Macau
Os Chineses em Macau
Os Macaenses em Macau:
LivreMeio Produções

Formação

Pretende-se organizar uma “Ação de Curta Duração” para Educadores e Professores de todos os grupos disciplinares e níveis de ensino e Professores Bibliotecários – através do Instituto Piaget

Entidades Promotoras
Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, Almada Mundo Associação Internacional, União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

Entidades co-financiadoras
Fundação Oriente

Entidades participantes
Editora Tradisom, Livremeio Produções, Casa de Macau, Fundação Casa de Macau, Rede de Bibliotecas Escolares, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Câmara Municipal de Almada, Instituto Piaget – Almada.

Entidades apoiantes
União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Instituto do Oriente, Escritório em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos
Contributos individuais (Organização/Produção/Logística): Adelaide Silva, Carlos Piteira, Isabel Braga, Anabela Canas, Mariot, Jaime Mota, Jorge Arrimar. Todos os participantes/convidados.

Calendário

18 outubro 2023

18h
19h / 21h

Sessão de Abertura do Projeto
na Sede do Centro Cultural Fernão Mendes Pinto
Travessa dos Moinhos.
Neste local seguem todas as atividades do Projeto.

Porto de Honra

“A viagem dos Sons” – apontamento por José Moças / Tradisom

Espetáculo – “Cantar Macau”: Duo “A Outra Banda” e Leonor Arrimar (convidada)

16 novembro, 28 de novembro e 13 dezembro 2023

17h30 / 19h30

Ciclo de Cinema: Três Documentários sobre Macau, de Carlos Fraga

Exposição de Fotografia – “Macau em Contrastes (2010-2018)” de Marisa C. Gaspar, Antropóloga

17 janeiro 2024

18h / 19h30

Conferência – “A Literatura de Macau”; Orador: Jorge Arrimar; com poetas convidados e declamação

20 fevereiro

18h / 19h30

Conferência – “Macau na rota de Fernão Mendes Pinto”; Oradores: Ana Paula Laborinho; Rui Loureiro. Moderador: Alexandre Flores

14 março 2024

18h / 19h30

Espetáculo – “Tributo aos Poetas de Macau: doze (re)cantos do poema”: Duo “A outra banda” e Leonor Arrimar (convidada), performance, declamação – Joaquim Pereira e alunos do Curso de Patuá do CCCM / outros convidados.

Exposição de pintura de Anabela Canas – “Da viagem que achasse, antes que chegasse a ela”

2 abril 2024
18h / 19h30

Conferência – “Macau: o movimento cultural dos anos 80/90”; Orador: Énio de Souza

Exposição – Instrumentos da Música Chinesa: apresentação de Énio de Souza

Momento musical: “Encontro de instrumentos…” – com instrumento ocidental (contrabaixo), por Miguel Leiria e instrumento chinês (guzheng), por Su Xin.

Exposição de pintura de Mariot: “丝竹 Sizhu seda e bambu – instrumentos chineses”

7 de maio 2024
18h / 19h30

Apresentação / palestra sobre o livro “A Cartografia de Magalhães. The Cartography of Magellan”, pelos autores Joaquim Alves Gaspar e Sima Krtalic (publicação da Tradisom)

23 maio 2024
18h / 21h

Apresentação – “Projetos da identidade macaense na Diáspora – A Fundação Casa de
Macau” – apresentação: Mário Matos dos Santos (Fundação Casa de Macau)

Conferência – “Identidade Macaense: Um modelo analítico com final gastronómico”;
Oradores: Carlos Piteira e Mª João Santos Ferreira
Degustação

Cartaz geral

Nota de imprensa

Programa dia 18 outubro

Programa - dias 16, 23 novembro e 13 dezembro